Chegou a nossa vez!

Chegou a nossa vez!

Pesquisa do blog

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Jacareí recebe primeiro workshops para discutir implantação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte

Jacareí recebe no próximo dia 13 o primeiro dos cinco workshops que serão realizados para discutir os primeiros passos da implantação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, a RMVale.

Os encontros, promovidos pela secretaria estadual de Desenvolvimento Metropolitano, visam definir as linhas de trabalho dos Conselhos Consultivos da RMVale --a formação dos órgãos é o pontapé inicial da implantação da Região Metropolitana, criada em janeiro.
Os workshops acontecem dia 13 em Jacareí, dia15 em Queluz, dia 29 em Pindamonhangaba, dia 8 de março em Aparecida e dia 9 de março em Ilhabela. A expectativa é de que os encontros reúnam lideranças, políticos, entidades, representantes das prefeituras e membros da sociedade civil.
O Conselho de Desenvolvimento é o órgão máximo da RM, formado pelos 39 prefeitos da região, mais 39 representantes do Estado e dois membros da Assembleia Legislativa.

A partir da posse dos conselheiros, será possível ao órgão discutir projetos e investimentos, como melhorias na saúde, nos transportes, na habitação e no saneamento.
A expectativa é de que os trabalhos do Conselho de Desenvolvimento possam ser realizados já no segundo semestre deste ano.
Caberá a ele também organizar a criação da Agência da RMVale, entidade autárquica que poderá arrecadar verbas (federais, estaduais, municipais ou de órgãos internacionais de financiamento) para obras ou projetos.
Com a RM Vale, estão previstas mudanças como o modelo único de transporte intermunicipal e o sistema de telefonia entre os 39 municípios. Estudos são realizados para melhorias nas áreas.

Nenhum comentário: